Exposição de queijos e outros produtos tradicionais, showcooking, gastronomia e concertos são algumas das propostas da 16ª edição da Feira do Queijo da Soalheira que decorre entre os dias 31 e 2 de junho.
O evento conta com vários postos gastronómicos onde vão ter em exposição produtos de fabrico tradicional, como é o caso do queijo, enchidos, vinho e pão, num certame que visa prestigiar o queijo e os seus produtores.
Além dos expositores, a Feira do Queijo tem programadas diversas iniciativas como um showcooking, uma demonstração de pastoreio e outras atividades para a infância, a decorrer no dia 1 de junho, sábado, Dia Mundial da Criança.
A componente cultural também vai estar presente não só com a animação de rua, ao longo de todo o certame, mas com outros momentos musicais proporcionados pelo Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Alpedrinha ou o Grupo de Cantares do Pólo Sénior da Soalheira, que abrem o certame.
Mas o destaque vai para os concertos de “Bandidos do Cante”, sexta-feira às 22h00, e de Luís Trigacheiro, sábado à mesma hora.
No domingo, a Feira do Queijo da Soalheira propõe ainda uma visita à Rota da Pastorícia e acolhe um encontro do Clube de Tricot e um encontro etnográfico com a participação de três ranchos folclóricos.
Tradições gastronómica e culturais que vão preencher a festa dedicada ao queijo, uma iniciativa do município fundanense, em conjunto com a junta de freguesia da Soalheira e da Associação de Queijeiros da Soalheira.