A Feira Ibérica de Teatro regressa ao Fundão entre os dias 28 de junho e 1 de julho, para a sua quarta edição. Entre teatro, dança, circo e rua são 17 os espetáculos que podem ser vistos em sala, recintos ou ao ar livre.
Este ano a organização recebeu 468 propostas de oito países diferentes o que, para a organização, “confirma o interesse e adesão ao projeto que tem crescido em força e base cultural”, refere em comunicado.
Das selecionadas, num total de 17, estão companhia de Portugal, Espanha, Itália e Israel que vão proporcionar, ao longo de quatro dias espetáculos de dança, teatro, circo e de rua.
As performances acontecem todos os dias entre A Moagem, Octógono, Multiusos, Praça do Município e Praça Amália Rodrigues.
Ao todo são oito espetáculos portugueses, sete espanhóis, um italiano e um israelita e no final, são atribuídos prémios às melhores apresentações, numa avaliação feita não só pelo júri, mas também pelo público.
Da programação constam ainda as Jornadas de Cooperação Ibérica das Artes do Espetáculo, com foco na organização do setor e no associativismo, que dão o pontapé de saída para a quarta edição do evento.
No segundo dia, como já é habitual, realizam-se os Encontros Comerciais, onde programadores, distribuidores e companhias são colocados frente a frente durante 10 minutos, para estabelecerem contactos para possíveis oportunidades de negócio.
O debate “Quem nos viu e quem nos vê – estratégias de relação com os públicos” integra igualmente a programação da Feira Ibérica de Teatro deste ano. Um evento organizado pela ESTE – Estação Teatral do Fundão em conjunto com o município do Fundão, com objetivo de “promover intercâmbios comerciais entre companhias e gestores culturais, portugueses e espanhóis, como oportunidade de dinamização da atividade do teatro no mercado cultural ibérico”.
A programação completa pode ser consultada no site oficial da Feira Ibérica de Teatro do Fundão.