Uma das novidades da edição deste ano da Feira Raiana, que acontece todos os anos, alternadamente, entre Portugal e Espanha, é que serão 10 dias de festa. Um novo formato para afirmar o certame aquém e além-fronteiras.
“Vai ser a aposta num projeto que pretende ter um novo figurino, para que seja uma marca na região impactante a nível nacional e internacional.”
Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha a Nova, em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB, adianta outra das novidades do certame que vai ser palco de um encontro de bio regiões de todo o mundo.
“É uma grande aposta nesta temática, porque Idanha ganhou, em 2023, o galardão de Melhor Bio Região da Europa e lançámos o desafio aos nossos parceiros internacionais, iremos ter participação de bio regiões dos cinco continentes do mundo.”
Inserido na Feira Raiana decorre mais uma edição do Festival Arrebita Bio Idanha, que coloca no prato os sabores biológicos que se celebram no certame. Para isso, o festival vai contar com dezenas de chefes de todo o país.
“Vêm cozinhar produtos da Bio Região de Idanha, produtos em modo de produção biológica, e este ano a temática é One Health One Planet, de modo a podermos impactar os visitantes, enquanto consumidores de produção biológica, que além de ajudarem a sua saúde ajudam também a saúde do planeta.”
O autarca idanhense salienta ainda o cartaz cultural que vai acompanhar todo o evento com música tradicional dos dois países.
“Muito fado, muito flamengo, alguns nomes do Brasil e sobretudo um espaço muito agradável para visitar, onde vamos ter uma boa exposição de raças autóctones, um jardim de hortas biológicas e uma exposição de produtos em modo de produção biológica do mundo inteiro.”
Feira Raiana, este ano em Idanha a Nova, de 26 de julho a 4 de agosto.