Em entrevista à RCB, o presidente da junta de freguesia de Alcongosta, João Nuno, recorda que já está confirmada, pela junta de freguesia, a vinda, de vários pontos do país, de 30 excursões nesse fim de semana que, normalmente, esgota os hotéis da região.
“A festa da cereja é uma aposta a nível concelhio e a nível regional, nós temos excursões que vêm com um pacote. Vêm visitar a festa da cereja, mas também vêm visitar as aldeias históricas. A festa da cereja acaba por ser uma alavanca para a região toda, desde Castelo Branco até à Guarda”.
Uma das novidades, este ano, é que as atividades da Quinta das Cerejas e das Ideias, serão dinamizadas na Casa da Cereja, que terá o horário alargado até às 20h, “para que a Casa da Cereja tenha, durante a festa, algum dinamismo e para que os visitantes aproveitem essas atividades proporcionadas pela Ciência Viva.”
Este ano também vai ser retomado o concurso da melhor cereja, no domingo à tarde, e atribuído o prémio ao expositor com a melhor decoração, “todos os participantes da festa, quer a nível de artesanato, quer a nível de tasquinhas, têm de ser incentivados para o tema, e faz todo o sentido que não só o interior, mas também o exterior das tascas esteja decorado.”
A Festa da Cereja é inaugurada às 19h, de sexta-feira, 9 de junho, e será a cereja em cima do bolo do dia do concelho do Fundão que comemora, nesse dia, 276 anos.
“Este ano optámos por não fazer um concerto na sexta-feira e apostar na animação de rua, visto que é final de dia e nem sempre a procura é a ideal.” Segundo o autarca, o valor que estava associado ao concerto de sexta-feira vai ser para reforçar a animação de rua, durante a festa, sobretudo de grupos locais.
“Quem nos visita tem de nos conhecer e levar a cultura do concelho do Fundão. Por isso, quer o folclore, quer os grupos de bombos, quer os grupos de cantares vão estar presentes nos três dias da festa”.
No sábado à noite, o concerto será com Luísa Sobral, no adro da igreja.
O restante figurino da festa mantém-se com a presença de cerca de meia centena de expositores, entre tasquinhas, artesanato e vendedores de cereja.