A Festa da Cereja de Alcongosta, no concelho do Fundão, foi uma das vencedoras da edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões, que destaca os melhores produtos, serviços e eventos de Portugal. O evento, que celebra a cereja do Fundão, é assim reconhecido como um dos maiores ícones da região. A cerimónia também premiou outros destaques no distrito, como a BestCar, o Parque de Campismo do Freixial e a histórica aldeia de Monsanto.
A edição de 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões distinguiu os melhores de Portugal em diversas categorias, com destaque para a Festa da Cereja de Alcongosta, que foi eleita como um dos vencedores na categoria de “Festas, Feiras e Romarias”.
“Para além dos múltiplos eventos relacionados não só para os profissionais da cereja, mas para todos aqueles que gostam do fruto e de uma boa animação, as tasquinhas, os concertos o artesanato e atividades como o comboio da cereja ou passeios de balão, são boas razões para passar pela Festa da Cereja”, justifica a organização na página oficial.
Para este ano, o evento já tem data marcada, e vai decorrer entre os dias 6 e 8 de junho.
Mas a Festa da Cereja não foi o único vencedor da região. O BestCar, stand multimarca localizado no Fundão, foi premiado pela excelência na comercialização de viaturas usadas e semi-novas.
Outro vencedor do distrito foi o Parque de Campismo do Freixial, situado a cerca de 11 km da vila de Penamacor, perto da Reserva Natural da Serra da Malcata. A histórica aldeia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, também foi reconhecida no Prémio Cinco Estrelas 2025, na categoria de Aldeias e Vilas.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões é uma plataforma de avaliação que reconhece a qualidade e a satisfação dos consumidores com marcas, produtos e serviços de todas as regiões de Portugal.
O prémio é atribuído com base num inquérito nacional, no qual os consumidores votam nos melhores representantes da sua região em várias categorias.