O ponto alto da festa é o desfile etnográfico das vindimas na tarde de domingo (16 Setembro) e o jantar tradicional na noite de sábado (15 Setembro). Segundo Ascenção Neto, do rancho folclórico dos 3 Povos “será um jantar como aquele que era servido antigamente nos casamentos e dias de festa e que consta de caldo verde, sopas de grão, chanfana e pápas de carolo”.
Do programa faz ainda parte uma tertúlia sobre “Um copo d`ele” que segundo Paulo Silveira é “um copo de vinho e um copo dela é um copo de aguardente”. O secretário da junta de freguesia do Salgueiro destaca ainda a exposição sobre coisas do vinho e literatura das vindimas na biblioteca dos 3 Povos onde será prestada uma homenagem a Miguel Torga a propósito do centenário do nascimento do autor da obra Vindimas.
A III Festa das Vindimas é dinamizada pelo rancho folclórico dos 3 Povos com o apoio das juntas de freguesia de Salgueiro e Escarigo e a empresa Fundão Turismo que pretende dar visibilidade e atractividade turística à festa.