A Festa do Santíssimo Sacramento regressa este fim-de-semana, 18 e 19 de maio, à freguesia de Peraboa, concelho da Covilhã.
A festa que remonta à fundação da paróquia da aldeia, tem início no sábado, no Largo das Festas do Espírito Santo, com um baile animado pelos Band Tarola.
Em comunicado, Márcio Rodrigues, um dos mordomos da festa, explica que este ano o alinhamento foi “um pouco” alterado, resolvendo “no sábado proporcionar e abrir um serviço de restauração e bar”.
No domingo, a festa começa com a arruada da Banda Filarmónica Recreativa Cortense. A eucaristia está marcada para as 11h15, seguida de procissão que é um dos momentos altos da manhã. A organização apela à população que “componham as ruas e engalanem as janelas” com colchas e coloquem tapetes de flores, como é tradição.
Da parte da tarde decorre a arrematação de ofertas, o concerto da Banda Cortense, a atuação das Cantadeiras de Peraboa e do Rancho Folclórico Coração de Maria do Ferro, na Praça de Peraboa.
A Festa do Santíssimo Sacramento é uma das marcas da história da aldeia, e resulta de uma promessa que os habitantes de Peraboa fizeram, há alguns séculos, para pedir aquele padroeiro que as suas sementeiras, base do sustento da população, não fossem invadidas nem devastadas por insetos.
Até hoje a festa secular resiste, tendo sido apropriada pelo povo. António Ribeiro, outro dos mordomos deste ano, diz mesmo que a comunidade quer “continuar a preservar esse património que é de todos”. A festa “continua a unir os peraboenses” e continua a ser “um ponto alto do calendário religioso” daquela terra, remata o mordomo.