Um cartaz de “encher o olho” que quer crescer nos próximos anos, disse o produtor, Sílvio Dias, na apresentação do evento que decorreu, esta tarde, na praia fluvial de Unhais da Serra.
“Nós estamos a falar de três a cinco espetáculos por dia, que vão abranger todos os teores musicais, apostámos também em artistas da terra porque não podemos valorizar só o que é de fora e entendemos que existe qualidade no nosso concelho e eles cá estão no nosso cartaz.”
O espaço de lazer, em plena Serra da Estrela, estará alocado ao festival durante os três dias. O bilhete diário é de 3,5 euros, com acesso a todas as atividades de lazer e desporto associadas ao festival, dentro e fora de água, para além dos espetáculos.
O Covialvi representa um investimento de 30 mil euros e segundo Sílvio Dias marcará o arranque de um novo festival na região.
“O Covialvi será, em 2023, o arranque de um novo festival na zona centro em que, não temos dúvida, quer da parte turística quer das freguesias envolventes, irá ser mais um ponto de atratividade do concelho da Covilhã.”
Virgílio Roque, patrocinador do festival, explicou que o apoio ao evento é um misto de gratidão e ligação a Unhais da Serra.
“É a forma da Covialvi mostrar a gratidão que tem por esta terra, que também é minha, foi aqui que iniciou a sua atividade, desenvolveram-se aqui bastantes negócios e a Covialvi também deve bastante a esta terra e às gentes de Unhais.”
Para José Guerreiro, a praia fluvial de Unhais da Serra, conhecida como Prainha, é o espaço ideal para a realização deste festival, “que seja um grande evento e que traga milhares de pessoas a Unhais para conhecerem este magnífico espaço.”
Segundo o vereador com o pelouro das freguesias na Câmara da Covilhã, Unhais da Serra tem “as condições naturais e fantásticas para albergar este festival”. José Miguel Oliveira acredita que esta edição será “a primeira de muitas”. O festival Covilavi decorre de 3 a 5 de agosto, das 8h às 4h da madrugada, com espetáculos e atividades lazer, espaços de restauração e uma zona para crianças. Haverá capacidade para cerca de 70 tendas e 20 autocaravanas. O bilhete é diário e permite a entrada e a saída do local.