De 18 a 20 de Julho a freguesia do Ladoeiro, no concelho de Idanha-a-Nova, recebe mais uma edição do festival da melancia. Música ao vivo, tertúlias, animação de rua, exposições de máquinas agrícolas, produtos regionais, sessões de live cooking, concursos de escultura e corridas com melancias são algumas das iniciativas que fazem parte do programa.
As actividades arrancam na sexta-feira com a tertúlia “Histórias de Vida – A cultura da melancia”, que junta testemunhos de gentes do Ladoeiro, a que se segue uma noite de fados e espectáculos com Blaya e o DJ Rui Tapadas.
No sábado o destaque vai para o concurso de escultura em melancia, com prémios para os três melhores participantes. Demonstrações de cozinha ao vivo, cantares ao desafio e a pesagem e atribuição do prémio da melancia mais pesada são outras das actividades. Os União Portuguesa, Némanus e o DJ Paulino Coelho são os principais destaques ao nível dos espectáculos.
As actividades terminam no domingo com novas sessões de cozinha ao vivo, as populares corridas de melancia e a actuação de vários grupos de música tradicional. O festival encerra com um momento especial de cantares à desgarrada.