O território da Serra da Estrela vai ser palco da primeira edição do Festival da Montanha que acontece entre os dias 22 e 24 de setembro. Um evento que convida os amantes da montanha a participar em mais de 30 atividades desportivas, culturais e artísticas em pleno coração da Estrela.
“Inédito no país”, o Festival da Montanha traz um “formato único que celebra a natureza, a grandeza das montanhas e a cultura vibrante associada a estas magníficas paisagens”, aponta a organização em comunicado.
O evento pretende reunir “entusiastas da natureza, amantes do ar livre e da vida”, proporcionando experiências “autênticas e memoráveis”.
Ao todo contam-se 35 atividades entre experiências na montanha, cultura local, relaxamento, palestras e workshops sobre conservação da natureza e ativismo ambiental, cinema ao ar livre, música e animação.
Caminhadas, BTT, trail runing, escalada, parapente ou stand up paddle; visita ao mercado de montanha, com produtos e artesanato local; sessões de yoga, danças com a natureza, percursos sensoriais e uma zona de diversão para miúdos e graúdos, é o que o Festival da Montanha tem para oferecer.
Para além disso, vão subir ao palco do certame as bandas Rock Out, Blue Velvet, Toukarioupa e Mariana Lisboa, sendo que vai existir também uma discoteca silenciosa.
A organização garante que há iniciativas para todos, “independentemente da idade, condição física ou capacidade de mobilidade”. Todas as atividades partem da vila de Manteigas, do Parque da Várzea, o “campo base” do festival.
Organizado pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural em conjunto com a ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, a Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, o município de Manteigas e o Estrela Geopark, o Festival da Montanha pretende destacar a importância das montanhas e promover a sua prevenção.