De 19 a 21 de Setembro, o parque da várzea, no concelho de Manteigas acolhe a terceira edição do festival da montanha. A iniciativa é organizada pela “Glow” e pelo município de Manteigas em parceria com a associação de desenvolvimento rural “Rude” e com o Estrela geopark mundial da Unesco. Um certame que pretende “celebrar a natureza, a grandeza das montanhas e a cultura vibrante destes territórios”, refere a organização em comunicado.
Com mais de 60 actividades para todas as idades, o festival convida os amantes da natureza e entusiastas das actividades ao ar livre “a explorar e vivenciar a montanha, numa imersão completa com foco no bem-estar, na partilha e na sustentabilidade”, combinando desporto, lazer, bem-estar e cultura, e proporcionando aos participantes uma oportunidade única de se conectarem com a natureza”.
Entre as grandes novidades deste ano destaca-se a “Expedição na Montanha”, uma caminhada de dois dias que leva os participantes a percorrer trilhos menos explorados “proporcionando uma verdadeira experiência de superação, partilha e ligação intensa ao território”. A realização de caminhadas guiadas “que despertam a atenção plena através da observação, e do contacto directo com a montanha” é outra das propostas.
Durante os três dias está prevista a realização de vários espectáculos e ainda um concerto de olhos vendados. “Uma experiência sonora imersiva que convida o público a desligar-se da visão para viver a música e os sons da montanha de forma mais intensa e profunda”.
No cinema, o festival junta-se à produtora independente The Tuesday Studio (Países Baixos), especializada em filmes para fãs do ar livre, para apresentar uma selecção de obras em sessões ao ar livre. O programa inclui ainda momentos de debate, sessões de observação astronómica e passeios de birdwatching.
No campo base do festival, vai ainda estar a funcionar um mercado de montanha, com venda de produtos e artesanato local, uma feira outdoor que reúne empresas de animação turística e comércio de equipamentos desportivos de montanha, uma “Funzone” dedicada aos mais pequenos e uma área de restauração.













