Nos dias 29 e 30 de Julho a aldeia histórica do concelho do Fundão recebe mais uma edição do festival de música antiga. A iniciativa é organizada pelo município do Fundão, com o apoio da associação sócio cultural de Castelo Novo, fábrica da igreja paroquial e centro de dia da freguesia, diocese da Guarda e alto comissariado para as migrações.
As actividades vão começar no dia 24 de Julho com a realização do “Early Music Summer Camp”, coordenado por Helena Raposo e Ana Figueiras. Um campo de verão em que os participantes vão trabalhar num projeto de música antiga e, ao mesmo tempo, envolvidos em actividades de lazer. O culminar da iniciativa vai ser no dia 29 de Julho pelas 15:00, com um concerto na Igreja Matriz de Castelo Novo.
No mesmo dia, pelas 10:00 nos antigos paços do Concelho de Castelo Novo, vão ter lugar as oficinas de música para bebés e pais “Cordas que se Amam”, primeiro para crianças dos 0 aos 12 meses, e às 11h45, para crianças dos 1 aos 3 anos. A partir das 18:00 decorre uma visita guiada à aldeia, com partida do posto de turismo e às 22:00 a igreja matriz acolhe o concerto “Da Corte às Ruas”, música portuguesa do século XVIII interpretada por Joana Seara (Soprano), João Fernandes (Baixo), e “os Músicos do Tejo”, com direcção de Marcos Magalhães e Marta Araújo
No dia 30 de Julho, a partir das 10:30 decorre a iniciativa “conversas ao pequeno almoço” no edifício dos antigos paços do concelho com a participação de Marcos Magalhães, Marta Araújo e Jorge Souto. As actividades terminam às 15:30, na igreja matriz, com o concerto “Il Primo Barroco e os Afectos Italianos”, protagonizado por Patricya Gabrel (Soprano), Daniel Oliveira (Cravo) e Duncan Fox (Violone).