Organizado pelo Teatro das Beiras, há mais de 40 anos, o Festival de Teatro da Covilhã está de regresso de 13 a 22 de novembro, com um programa dedicado à infância e juventude e quatro espetáculos para o público em geral.
“É uma fórmula que nos tem acompanhado já há bastantes anos e que revela a aposta que fazemos para que os mais novos possam assistir a espetáculos de teatro sem ser aqueles que o Teatro das beiras realiza todos os anos.” Explica o diretor do Teatro das Beiras, Fernando Sena, sobre o modelo do Festival.
O Festival de Teatro da Covilhã arranca no Teatro Municipal, no dia 13, com a apresentação do espetáculo “Os das latas de conserva”, pela Companhia de Teatro de Braga, às 21h30.
De 14 a 22 de novembro, todos os espetáculos serão no auditório Fernando Landeira, do Teatro da Beiras.
Ainda para o público em geral, no dia 15, a Escola de Mulheres apresenta a peça, “A loucura é o mais credível oráculo”, no auditório do Teatro das Beiras, às 21h30, no dia 20 de novembro o Teatro de Marionetas do Porto apresenta o espetáculo “Orfeu e Eurídice”, e o encerramento será feito, no dia 22, com a estreia da nova produção do Teatro das Beiras “O coração de um pugilista” que estará ainda em cena nos dias 23, 27 e 28 de novembro.
As sessões para a infância e juventude decorrem durante o dia e vão levar cerca de 450 crianças e jovens, do jardim de infância ao secundário, ao teatro. O objetivo, segundo Celina Gonçalves, da direção do Teatro das Beiras, “é promover desde tenra idade, o teatro como uma disciplina para pensar o mundo e criar-lhes este hábito, criar hábitos culturais.”
Assim, no dia 14 de novembro, às 14h30m, Karlik Danza Teatro apresenta “Y fuemos Heroes”, no dia 18, com sessões às 11h e às 14h30m, a Companhia Certa da Varzim Teatro, apresenta “1 Planeta & 4 mãos” e, no dia 19, a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, irá apresentar, “Sermão de Sto. António aos peixes…e aos outros pela divina graça do teatro”, em sessão dupla, às 11h e às 14h30.
A direção do Teatro das Beiras deixa o convite.
“O Festival, para nós, é uma festa em que celebramos esta arte que é o teatro e é um prazer, para nós, poder apresentá-la e convidamos todos para virem participar nesta festa.”
Da programação do Festival faz ainda parte a exposição “Gil Salgueiro Nave, o percurso no Teatro das Beiras”, que será inaugurada a 15 de novembro.














