A Leitura Comunitária que reunirá pessoas de várias idades e de diversas profissões realiza-se no dia 25 de Abril, terça-feira, às 19 horas, junto ao “Grifo” de Bordalo II, no Jardim da Sede de Freguesia, no Largo de Santo António, em Alcains; e pretende ser uma manifestação de reconhecimento ao trabalho de Maria Manuel Viana, falecida em dezembro de 2022.
A Alma Azul reservou sete Leituras para alunos e professores da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, que devem inscrever-se através do correio eletrónico da Alma Azul até dia 22, sábado, às 12 horas.
Maria Manuel Viana nasceu na Figueira da Foz, no dia 24 de abril de 1955, e ao longo da sua vida valorizou o concelho de Castelo Branco tanto no plano cultural, foi vereadora da Cultura do Município; como na área da educação, como professora na Escola Secundária Amato Lusitano; e responsável do CAE – Centro de Área Educativa de Castelo Branco, mas também no trabalho cívico coordenando o Gabinete para a Igualdade de género.
Foi ainda escritora de talento e tradutora de reconhecida competência, traduzindo, entre outros, Enrique Vila-Matas, Ignacio Martinez Pisón e Clara Usón, além do Prémio Nobel da Literatura em 2019, Peter Handke.
Das suas obras literárias, destacamos “As Evidências Nocturnas” e “Teoria dos Limites”, ambas na editora Teodolito, de Carlos Veiga Ferreira.
A Leitura Comunitária do Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2023 do dia 25 de Abril, oferece a todos os leitores presentes um raminho de alecrim, numa homenagem a Chico Buarque de Holanda, que vem, finalmente, a Portugal receber o Prémio Camões 20019, no dia 24 de Abril, pela sua canção “Tanto Mar”.
O Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda nasceu em 2009, em Castelo Branco, para assinalar os 10 anos da produtora de atividades culturais Alma Azul; e depois de Alcains, segue para o concelho de Proença-a-Nova onde visitará algumas freguesias em sessões de divulgação da Língua Portuguesa; numa delas colaborará (durante a manhã do dia 27) com o Bibliomóvel num dos seus percursos por aldeias de Proença-a-Nova.
As atividades do Festival A Língua Toda 2023 terminam na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio.
foto: Alma Azul