O Festival, que decorre no Jardim do Olival, à entrada de Malpica do Tejo, a maior freguesia do concelho de Castelo Branco, foi criado para homenagear à música de José Afonso, mas também para assinalar a sua passagem pela localidade.
José Afonso percorreu a aldeia de Malpica do Tejo nos anos 60, onde recolheu inúmeras peças e reportório do cancioneiro da Beira Baixa, como o tema Maria Faia, que eternizou.
Este ano, tal como nas últimas edições, são diversos os artistas e grupos convidados. No dia 9 de junho, a partir das 20:00h, actuam as cantadeiras de Malpica do Tejo, Filipa Melo, José Cid e a banda Estilus.
No sábado, 10 de junho, feriado nacional, estão em palco, a partir das 16:00h, o rancho folclórico de Viegas, António Duarte, Manuel Flores, Fernando Pereira, e o conjunto Keep Kalm.
A inauguração está prevista para as 17:00h de sábado, 10 de junho.
O evento, organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Malpica do Tejo e Associação José Afonso, tem ganho ano após ano notoriedade a nível regional, nacional, e até noutras fronteiras.