O Festival Primavera na Serra da Malcata terminou no passado domingo, 24 de março, e durante quatro dias promoveu diversas atividades que envolveram a comunidade civil, mas também a comunidade escolar dos municípios de Penamacor e Sabugal.
Os primeiros dias de festival foram marcados por ações de âmbito de educação ambiental com escolas de ambos os concelhos. Os viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) receberam atividades de sensibilização e banhos de floresta, direcionados a alunos do agrupamento de escolas do Sabugal e da escola de Cerdeira do Côa.
Já no agrupamento de escolas Ribeiro Sanches, decorreu uma ação sobre aranhas que desvendou alguns mitos em relação aos aracnídeos.
O sábado e o domingo foram marcados por diferentes atividades, divididas por ambos os concelhos.
Na Reserva Natural da Serra da Malcata, um périplo com uma sessão de observação de aves. E na aldeia da Malcata, uma visita a um moinho hidráulico e ao Centro de Interpretação do Lince Ibérico.
Meimão, concelho de Penamacor, recebeu a meta de uma caminhada de 6 quilómetros que ligou a aldeia de Malcata aquela freguesia. A barragem da Albufeira da Ribeira da Meimoa também foi palco de um batismo de stand up paddle de dezenas de participantes.
O evento, organizado pelos municípios de Penamacor e Sabugal, contou com o apoio do Centro Ecológico, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), na realização de algumas atividades.