O CineTeatro Avenida, em Castelo Branco, recebe esta sexta-feira e sábado, 8 e 9 de setembro, duas iniciativas do festival “Província Sonora”, organizado pela editora Artways.
Na sexta-feira, o Cine-Teatro é palco do concerto dos “Vignette” às 21h30. Uma viagem musical inspirada pelos grandes filmes do cinema português, da autoria de Teresa Villaverde, Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, ou até João Botelho.
Neste concerto ao luar, o piano de Daniel Bernardes dialoga livremente com o violoncelo de Filipe Quaresmo e o acordeão de João Barradas.
Já no sábado, 9 de setembro, o podcast “Efeitos Colaterartes”, da Artways, é gravado ao vivo, às 11 horas, em pleno Cine-Teatro Avenida.
Os convidados são o compositor Daniel Bernardes e o programador da estrutura cultural albicastrense, Carlos Semedo que, numa conversa pós período de férias, fazem um ponto de situação e reflexão sobre de onde viemos e para onde queremos ir na cultura em Portugal.
“Efeitos Colaterartes” é um podcast que se propõe a analisar danos crónicos dos artistas em geral, de uma forma mais ou menos pouco analítica. Com apresentação de Dalila Teixeira e edição de Zeca Afonso, a dupla esmifra os recantos dos temas a que se propõe e procura intervir ativamente na sociedade.
A iniciativa tem entrada livre.
O festival Província Sonora é organizado pela Artways e está em itinerância desde março de 2023, tendo passado já por Vieira do Minho, onde está o coração do certame, mas também por Leiria, Zamora, Macedo de Cavaleiros, Itália até chegar a Castelo Branco, partindo depois para a ilha do Faial.