O licor de limão apresentado pela “Gingeropes”, daquela freguesia do concelho de Idanha-a-Nova, foi o vencedor da décima edição do festival de vinhos e licores que decorreu no último fim de semana naquela localidade. O licor de eucalipto apresentado por António Alexandre, também de São Miguel de Acha, e o licor de mel de Koem Delux, do Rosmaninhal, alcançaram o segundo e o terceiro lugar.
O certame foi visitado por várias centenas de pessoas e, de acordo com o presidente da câmara de Idanha “cada sabor, cada gesto, cada criação carrega a dedicação e a autenticidade da nossa gente, que respeita o saber antigo, mantendo vivo o espírito do nosso concelho”. Para Armindo Jacinto essa é uma qualidade “única e inigualável, nascida de uma profunda ligação às nossas raízes, que nos torna verdadeiramente especiais, sem esquecer a importância deste festival para fortalecer a microeconomia e o orgulho regional”.
Já a presidente da junta de freguesia de São Miguel d’Acha sublinha que este festival “não é apenas uma festa, mas uma manifestação viva da nossa cultura e do nosso espírito de comunidade”. Ana Cristina Geraldes sublinha que “este evento é um momento de celebração e união que só é possível graças ao empenho e dedicação de todos”, acrescentando que a autarquia pretende transformar este evento “num marco inesquecível” de São Miguel de Acha.
A décima edição do festival de vinhos e licores foi um evento coorganizado pelo projecto “Idanha-a-1000”, câmara municipal e junta de freguesia de São Miguel de Acha com o apoio do “Turismo de Portugal”.