O Teatro das Beiras, na Covilhã, recebe este sábado, 24 de maio, duas sessões do espetáculo “A Outra Casa da Praia”. Uma criação de Anabela Almeida que dá voz à memória coletiva de mulheres portuguesas emigradas para Moçambique nos anos 60. As apresentações, no âmbito do Festival Y#21 da Quarta Parede, estão marcadas para as 16h00 e as 21h30.
Com direção artística e interpretação de Anabela Almeida, esta peça é descrita como “um diário coletivo de um grupo de mulheres que nasceram em Portugal na década de 40 e emigraram para Moçambique na década de 60”. A narrativa mergulha no universo dessas mulheres, retratando “o ambiente do quotidiano que construíram na cidade de Nampula”, as relações familiares, os trabalhos desenvolvidos e o regresso a Portugal após o 25 de Abril.
“A Outra Casa da Praia” traça também um retrato crítico do contexto político e social português da época, sublinhando que o país “não estava preparado para a chegada de tantos retornados”.
O preço do bilhete geral é de 7 euros, com descontos disponíveis para menores de 30 anos, maiores de 65, estudantes, profissionais do espetáculo e grupos.