A segunda edição da FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes, que acontece no Jardim das Artes entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, desafia o público a participar na criação de uma peça de arte comunitária com orientação da designer Rita Martins Pereira.
Trata-se de um projeto assente na “sustentabilidade, inclusão e identidade”, que vai ser concebido através de pedaços de antigas lonas e telas publicitárias, que já não tinham utilidade e que agora vão ganhar uma nova vida.
A “Tapeçaria Comunitária” vai ser desenvolvida durante todos os dias do evento, a partir das 16 horas, altura em que o recinto do Jardim das Artes abre portas à FIADA.
Os visitantes vão deparar-se com uma estrutura semelhante a um tear de grandes dimensões, junto do qual são convidados a participar na construção de um painel artístico de tecido, sob a orientação da designer e tapeceira Rita Martins Pereira.
Depois de introduzidas as bases do ato de “tecer”, os participantes vão explorar o mundo das estruturas têxteis e da criação de padrões, como a sarja e o tafetá.
O resultado é apresentado posteriormente e fica em exposição enquanto peça de arte pública e participativa.
Rita Martins Pereira é designer têxtil e tecedeira, considerada pelo “Guia Homo Faber” um talento emergente europeu. A artesã é ainda responsável pela CrossLights, uma marca de acessórios de moda e têxteis executados artesanalmente.
O projeto comunitário foi pensado para divulgar junto da comunidade, de forma lúdica, acessível e educativa, a identidade e a história da Covilhã, ligada à indústria têxtil e lanifícios e, consequentemente, ao design têxtil em Portugal e no mundo.