Depois da estreia nas salas de cinema nacionais em janeiro deste ano e da primeira exibição na Covilhã, no passado dia 8 de março, o filme “Guerra” de Marta Ramos e José Oliveira volta a estar no Cineplace Serra Shopping este fim-de-semana, 18 e 19 de março.
A longa-metragem de Marta Ramos, residente no Fundão, e de José Oliveira estreou oficialmente no festival de cinema DocLisboa em 2020. Desde então tem percorrido algumas salas de cinema do país, incluindo a do Serra Shopping, onde chegou pela primeira vez no dia 8 de março de 2023. Agora, o filme que conta a história de um ex-combatente da Guerra Colonial e do seu stress pós-traumático, está de volta ao cinema da Covilhã, mas apenas por dois dias.
“Guerra” vai buscar a história de Manuel, um ex-combatente que vive constantemente atormentado por essas lembranças. Os realizadores vão com ele até ao fundo dos lugares físicos que o obcecam, desde os quartéis da formação até aos lagos e jardins da juventude e enamoramento, assim como o abismo da sua memória.
No fundo, pretende-se acabar com os silêncios entre ex-combatentes e lançar a partilha de histórias entre os milhares de homens que participaram na Guerra Colonial, uma vez que 90% da população jovem masculina do país foi mobilizada para a Guerra do Ultramar. Conflito que causou cerca de 10 mil mortos e 20 mil inválidos entre os soldados.
Do elenco fazem parte José Lopes, ator e argumentista que faleceu antes de ver o resultado final; Dulce Pascoal, Fernando Castro, Daniel Pereira, António Soares, Ana Alexandra, Diogo Dória e Luís Miguel Cintra. A produção é de Abel Ribeiro Chaves, José́ Oliveira e Marta Ramos. A fotografia coordenada por José́ António Loureiro, Manuel Pinto Barros e Pedro Bessa, o som por Felipe Zenícola e Bernardo Theriaga.