A Câmara Municipal da Covilhã ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, de modo a criar todas as condições e meios necessários às operações de socorro para o combate ao fogo que, esta manhã, alastrou do concelho de Arganil para a zona de Sobral de São Miguel e de São Jorge da Beira, no concelho da Covilhã.
A decisão foi tomada cerca das 11:30, pelo Presidente da Câmara e responsável máximo da Proteção Civil no concelho, Vítor Pereira, após reunião da Comissão de Proteção Civil, na sua versão reduzida.
A autarquia informa ainda, em comunicado, que às 16h, o fogo encontrava-se a lavrar numa extensão da serra entre as freguesias de Sobral de São Miguel e de São Jorge da Beira. Como forma de prevenção, foi criada uma zona de concentração e apoio à população, localizada na Escola Básica de Aldeia de São Francisco de Assis.
O Município da Covilhã está a acompanhar os trabalhos no terreno, tendo já empenhado todos os meios disponíveis para o auxílio das operações e apoio logístico.
O Município da Covilhã deixa ainda algumas recomendações à população.
Manter-se atento às indicações das autoridades e em caso de emergência, ligar 112, abster-se de praticar atividades consideradas de risco, como a realização de fogo junto a áreas florestais, evitar deslocações às zonas de fogo e a colocação de veículos nas vias utilizadas pelas viaturas de socorro, para não prejudicar o acesso aos locais de combate, comunicar às autoridades qualquer atividade ou ação que possa levar à ocorrência de incêndios.
O Presidente do Município da Covilhã agradece a todos pelo esforço, dedicação e trabalho e recorda que a colaboração de todos é essencial para garantir a segurança de pessoas e bens.













