A Força Aérea Portuguesa (FAP), em conjunto com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), vai estar em Seia, entre 15 e 19 de abril, para treinar procedimentos de missões de busca e salvamento, em terra, no quadro do sistema integrado de operações de proteção e socorro, revela a ANEPC.
Durante os cinco dias de exercício, entre 15 e 19 de abril de 2024, em Seia (Guarda), através de três helicópteros ligeiros AW119 Koala da Esquadra 552 – “Zangões” da Força Aérea, vão ser testados procedimentos de voo e resgate em montanha.
“Tratando-se de uma missão que envolve a coordenação com entidades civis, torna-se fundamental testar e uniformizar procedimentos, criando sinergias e sintonia entre todos os envolvidos, garantindo assim o sucesso da missão”, refere a Proteção Civil.
Durante o exercício, a Esquadra 552 vai promover duas palestras sobre a missão de busca e salvamento em ambiente terrestre e proporcionar simulacros, que permitam melhorar o dispositivo de busca e salvamento nacional, resultando em maior eficiência, eficácia e diminuição no tempo de resposta.
O exercício, que decorre na sub-região das Beiras e Serra da Estrela, em Seia, envolve 37 militares da Força Aérea, mais de 300 operacionais da Proteção Civil – elementos da estrutura de Comando da ANEPC, elementos da Força Especial de Proteção Civil e Bombeiros oriundo de Corpos de Bombeiros de norte a sul do país – e elementos do INEM e do Grupo de Montanha da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. Uma equipa técnica da Escola Nacional de Bombeiros irá também acompanhar estas ações, no âmbito da melhoria contínua da formação.
A Esquadra 552 da Força Aérea, equipada com helicópteros AW119 Koala e sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, garante um alerta permanente na Base Aérea N.º 8, em Ovar, para as missões de busca e salvamento, com possibilidade de resgate, tanto no mar como em terra.
O