O acordo foi assinado no passado dia 24 de setembro, pelos presidentes, António Pinto e António Roseiro, respectivamente.
Recorde-se que o clube albicastrense, vocacionado para o futebol de formação, coordenado por Filipe Roque, durante duas épocas, teve uma parceria com o GD Águias do Moradal (Estreito-Oleiros).
O objectivo do acordo, apurou a RCB, passa essencialmente, por abrir portas aos jovens jogadores do Bairro Valongo, após chegarem ao escalão sénior, poderem integrar o plantel do clube do concelho de Penamacor e prosseguirem as suas carreiras futebolísticas.
Com este protocolo, o Pedrogão S. Pedro (não tem formação), vê assim, a curto/médio prazo, a possibilidade de se candidatar a Entidade Formadora na FP Futebol, para que, caso venha a ser um dia, campeão distrital na AF Castelo Branco, possa disputar o Campeonato de Portugal, um sonho do actual líder, que já esteve presente, em três anos consecutivos, na Taça de Portugal, apesar de nunca ter jogado em casa (Complexo Desportivo “Tenente Manuel Morais”).
A ARC Bairro Valongo é Entidade Formadora da FP Futebol, de 3 Estrelas.
Esta época 2025-26, o clube de Castelo Branco, tem equipas inscritas em todos os escalões etários, incluindo, futebol feminino, na AFCB.