A Federação Portuguesa de Futebol organizou ontem à noite, na Cidade do Futebol, a primeira edição do “Portugal Football Globes 2025”. Jogadores(as), treinadores, clubes e dirigentes foram homenageados pela direção de Pedro Proença.
Através da Fundação FP Futebol, como forma de distinguir, todos os bombeiros e bombeiras de Portugal, foi entregue simbolicamente, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, na pessoa de Joaquim Matias, o “Globe Fundação 2025”.
O prémio premeia e reconhece o enorme trabalho feito por estas forças de combate, ao salvar o país, nos seus períodos mais difíceis, como aconteceu no passado mês de agosto.
O presidente da AHBVC , agradeceu a distinção e refere que pedro Proença “tem um coração do tamanho do mundo” e explica porquê.
“Doutor Pedro Proença, agradecer-lhe e à Fundação FPF, a organização de uma iniciativa que para além de premiar e dar mais meios no combate aos incêndios, também nos fazem sentir, que são, de facto, acarinhados. É bonito perceber que o futebol utiliza a sua enorme projeção e argumentação social, para promover causas nobres, em especial, apoiando aqueles que, no anonimato, arriscam as vidas, para protegerem as populações. Os Bombeiros lutarão sempre, para proteger Portugal e é bom verem esse esforço reconhecido, por jogadores, treinadores e directores da FP Futebol, contribuindo assim, para que a sociedade valorize ainda mais, o trabalho que realizamos no combate aos incêndios e no socorro às populações”. Disse no decorrer da Gala.
Joaquim Matias, acrescenta que “hoje (ontem) trouxe aqui três sobreviventes de um grave acidente, onde perdemos o nosso Daniel Agrelo e temos desse acidente, o Paulo internado, no Hospital Universitário de Coimbra, a lutar pela vida, todos os dias. Senhor presidente da FPF, Pedro Proença, o senhor tem um coração do tamanho do mundo. Porque, reconhecer os Bombeiros de Portugal, é meter no seu coração, mais de 30 mil operacionais de Portugal. Bem haja por esta distinção. Este é um prémio e um reconhecimento para todos os bombeiros portugueses. Honra e Glória aos Bombeiros de Portugal”. Conclui.
Juntamente com o presidente da AHBV Covilhã, esteve o vice-presidente, José Vicente, ambos acompanhados por cinco “soldados da paz” covilhanenses, incluindo, comandante e subcomandante, da corporação, Luís Marques e Ricardo Vilhena, respectivamente.
Recorde-se que em termos desportivos, Joaquim Matias, é o actual presidente da mesa da assembleia geral da AF Castelo Branco e foi Delegado, de todos os clubes filiados na AFCB, nas últimas eleições na FP Futebol (fevereiro 2025).
A AH Bombeiros Voluntários da Covilhã, está a festejar 150 anos em 2025.














