É a mais jovem freguesia do concelho do Fundão. Foi elevada a este estatuto, há 35 anos, quando se desagregou da Fatela. A comemoração da data vai ser feita em ambiente de festa com a abertura da exposição de João Barroca, “Ventos de Liberdade”, seguida de um momento musical com João Figueiredo com músicas também alusivas ao 25 de abril. As comemorações encerram com o cantar dos parabéns, previsto para as 23h.
A presidente da junta, Fátima Oliveirinha, faz um balanço positivo de 35 anos de freguesia. Motivo de orgulho para todos os habitantes dos Enxames, que fica a dever o nome à dispersão de aglomerados de casas por todo o seu território.
“É um orgulho porque relembramos o progresso da nossa terra ao longo dos anos. A população foi tendo melhores condições de vida, dotada de infraestruturas básicas. Há 35 anos era impensável falar da rede de abastecimento de água, de saneamento, a grande extensão de arruamentos que foram pavimentados, a criação de espaços verdes, de um co-work, que está quase com a sua capacidade lotada, temos uma rede de fibra ótica, sem dúvida que somos uma freguesia com raízes mais fortes.”
A prenda de aniversário que a freguesia gostaria de receber era, para a autarca de Enxames, a aprovação da zona de lazer que, se tudo correr como previsto, terá uma piscina, um parque de merendas, um parque infantil e espaços verdes.
“A prenda era a aprovação do projeto da área de lazer, nós queríamos que ainda fosse este ano, mas os processos são tão burocráticos que não nos permitem iniciar a obra este ano, mas queríamos, no próximo ano, iniciar essas obras.” Para além da zona de lazer, que ficará situada junto à ribeira, próximo da sede da junta, é ainda intenção da autarca realizar vários melhoramentos na freguesia que comemora 35 anos na próxima sexta-feira.