A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no próximo dia 3 de fevereiro, às 21h30, vai ser palco do espetáculo “Bento”, do artista fundanense João Bento a partir de uma escultura sonora construída a partir de diferentes lugares do mundo.
Artista sonoro e visual, João Bento compõe som para dança, performance, teatro, cinema, instalações e live acts, articulando gravações de campo, instrumentos analógicos e eletrónicos e objetos sonoros.
Já criou e desenhou som para diferentes artistas, coreógrafos, realizadores e encenadores. A solo e em colaboração, o fundanense já apresentou trabalhos pela Europa, mas também no México, India, Chile, Colômbia e Bangladesh.
Na Moagem, João Bento explora um novo sentido de escuta a partir da sua escultura sonora 366 Sound Daily Project. Trata-se de um calendário áudio construído a partir de gravações captadas pelo próprio em vários lugares do mundo.
Desta forma, o artista propõe “um olhar mutante e um ouvido eclético” sobre a cacofonia que é interceptada e modelada ao vivo, criando um complexo sampler que convoca memórias em transformação numa viagem global.
O concerto, que se prevê “intimista e invulgar” está agendado para sábado, 3 de fevereiro, às 21h30 n’A Moagem.