A Escola Profissional do Fundão acolhe, no próximo dia 7 de setembro, o simpósio “Brasil em Portugal – Integrar, Investir e Aprender”. O evento, realizado pela Casa do Brasil e município do Fundão, pretende discutir a nova vaga de migração na região, os desafios e oportunidades do novo perfil de migrantes.
A comunidade brasileira tem crescido em todo o país e a tendência, diz o presidente da Casa do Brasil, João Morgado, “é para que esse crescimento se mantenha forte nos próximos anos”, sendo que, também “o perfil do migrante tem vindo a mudar substancialmente”.
É esta nova realidade que o seminário “Brasil em Portugal” visa discutir, através de três painéis que reúnem especialistas, autoridades, empresários e membros da comunidade brasileira e luso-brasileira instalada na região.
O primeiro painel, “Brasil Imigrante” vai focar-se no olhar das instituições para esta nova realidade e conta com representantes do Alto-Comissariado para as Migrações, do Sindicato da Carreira de Fiscalização e Investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Universidade da Beira Interior.
O segundo painel tem como tema “Experiências Reais de Migração” e, para além da responsável pelo Centro de Migrações do Fundão, tem como oradores um conjunto de empresários brasileiros que atuam na região em diversos ramos de atividade.
O terceiro e último painel foca-se nos “Investimentos e Empregabilidade”. Aqui, vão estar em destaque alguns empresários ligados à comunidade brasileira e outros nomes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, do Turismo de Portugal e da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.
O simpósio “Brasil em Portugal – Integrar, investir e Aprender”, realizado com a chancela da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, acontece no próximo dia 7 de setembro, na Escola Profissional do Fundão, a partir das 9h30, hora da sessão de abertura. A iniciativa, que também vem assinalar o Dia Nacional da Independência do Brasil, é livre e gratuita.
Todas as informações podem ser consultadas na página da Casa do Brasil – Terras de Cabral.