O Município do Fundão esteve na Lituânia, onde participou na Cities Mission Conference 2025 como “Cidade Gémea” do projeto europeu NetZeroCities, estabelecendo uma parceria de 20 meses com a cidade de Turku, na Finlândia, com o objetivo de adaptar localmente práticas bem-sucedidas de ação climática.
O Fundão foi selecionado como “Cidade Gémea” (Twin City), o que significa que, durante os próximos 20 meses, irá desenvolver um intercâmbio com a cidade de Turku, na Finlândia — uma das cidades-piloto que já aplicam soluções concretas para enfrentar os desafios das alterações climáticas.
Antes da conferência, a delegação fundanense visitou também a cidade de Tauragė, um exemplo prático da aplicação de políticas ambientais inovadoras. No local, observou projetos de economia circular, energias renováveis, mobilidade suave e envolvimento comunitário, que poderão vir a servir de inspiração para iniciativas no território do Fundão.
De acordo com a autarquia, em comunicado, esta participação permitiu reforçar a estratégia local de ação climática, através da troca de experiências com cidades mais avançadas e da identificação de práticas replicáveis no contexto regional.
O Município do Fundão está atualmente envolvido em projetos no âmbito de três das cinco Missões da União Europeia — Cidades, Adaptação Climática e Solos.