O Município de Fundão vai reconverter 104,9 hectares de terrenos exclusivamente florestais, em redor de 15 aldeias do concelho, através de uma candidatura aprovada à medida do Fundo Ambiental “Condomínio de Aldeia — Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.
Com um investimento superior a 460 mil euros, o projeto agora aprovado pretende tornar as áreas envolventes às aldeias mais resilientes aos incêndios rurais, numa faixa de 100 metros ao redor destas, a saber: Açor, Alcongosta, Barroca, Bogas de Baixo, Casal de Álvaro Pires, Castelejo, Castelo Novo, Enxabarda, Freixial, Janeiro de Cima, Maxial da Ladeira, São Martinho, Silvares, Souto da Casa e Urgeiro.
A intervenção prevê o aproveitamento e o melhoramento das infraestruturas existentes, assim como a alteração da ocupação do solo, utilizando práticas culturais mais eficientes, de forma a fomentar a presença de espécies autóctones, bem-adaptadas às zonas de intervenção.
O projeto valoriza ainda a agricultura familiar, promovendo práticas agrícolas mais eficientes, aumenta a capacidade de resposta de combate a incêndios, com a beneficiação da rede de pontos de água e a instalação de bocas de incêndio que assegurem o fornecimento de água em situação de incêndio rural, e melhora a acessibilidade, com a construção de caminhos florestais de acesso alternativo a áreas edificadas com um único ponto de acesso viário sem saída.
Nas próximas semanas, vão ser realizadas reuniões com as Juntas de Freguesia, e posteriormente, serão contactados os proprietários dos terrenos. Será ainda ministrada formação às comunidades, com o intuito de melhorar os conhecimentos sobre o risco de incêndio rural, adequação do uso do fogo, gestão da vegetação, aviso e alerta e preparação para a gestão comunitária em caso de emergência.