O Fundão assinala esta sexta-feira, 9 de maio, o dia da Europa que se celebra neste dia para festejar o nascimento da União Europeia. A data será assinalada com o içar da Bandeira da Europa, às 9h30, na Praça do Município, ao som do Hino da Europa entoado pela Academia de Música e Dança do Fundão.
Esta data assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”. Um discurso proferido em Paris, em 1950, por Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
Robert Schuman defendia a criação de uma instituição europeia encarregue de gerir, em comum, a produção do carvão e do aço. Menos de um ano depois, a 18 de abril de 1951, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) que, mais tarde, evoluiria para a Comunidade Económica Europeia (CEE), Tratado de Roma de 1957, e para a atual União Europeia.
A “Declaração de Schuman” é, assim, considerada o berço da atual União Europeia que se celebra a 9 de maio e que este ano completa o seu 75º aniversário