O Município do Fundão comemora, no próximo dia 26 de novembro, o Dia Mundial da Oliveira. A data assinala-se na Orca, onde se encontra a milenar oliveira, num olival comunitário que será visitado nesse dia. Uma palestra, uma mostra sensorial de azeite e uma demonstração da apanha da azeitona completam o programa.
A palestra realiza-se a partir das 9h30, na Casa do Queijo, com dois temas em destaque: o “Património Olivícola – Oliveira Milenar”, sobre o património olivícola como elemento nuclear das civilizações do Mediterrâneo, e a Plataforma de dados, no âmbito do projeto DigiFarm2all, de gestão de dados para o setor do olival.
Depois de uma prova sensorial de azeite e de uma demonstração da apanha da azeitona será feita uma visita e apresentado o olival comunitário onde se encontra a milenar oliveira.
A iniciativa é organizada pelo Município do Fundão, conjuntamente com a Junta de Freguesia da Orca, o Smart Farm COLAB e a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita através do e-mail gadr@cm-fundao.pt ou do contacto telefónico 275 779 060.
Em 2019, o conselho executivo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomendou que o dia 26 de novembro fosse dedicado à oliveira e proclamado o Dia Mundial da Oliveira, de forma a “homenagear esta maravilhosa árvore com uma mensagem simples e clara: escolha a oliveira para proteger o nosso planeta e a nossa saúde”.