Esta sexta-feira, 15 de setembro, dia de Santa Luzia, é feriado municipal no concelho do Fundão. Para assinalar a data, o Rancho Folclórico de Silvares levou a imagem e as flores da figura cristã ao centro da cidade, onde entoou o Canto de Santa Luzia no hastear da bandeira municipal.
Uma pequena cerimónia que vem reforçar o simbolismo do dia 15 de setembro.
“Esta nossa vontade e organização deste momento singelo de enorme simbolismo significa o feriado de todos, é uma romaria histórica e como tal dar-lhe este contexto institucional é importante para todos sentirmos e percebermos porque é que este dia é feriado municipal”, o presidente do município à RCB.
Uma celebração associada à grande romaria religiosa que em tempos se fazia até à freguesia do Castelejo, com romeiros de toda a região a chegar a pé, de carro de bois ou trator, movidos pela fé e devoção à santa.
Para Paulo Fernandes o feriado municipal neste 15 de setembro continua a ser “adequado”, tendo já admitido que enquanto presidente, a celebração vai permanecer.
Questionado sobre uma possível mudança depois de terminar o seu período máximo de mandatos, diz “é uma tradição que tem, ano após ano, e de várias gerações, resistido à mudança dos tempos e como tal acho que haverá questões muito mais importantes e relevantes naquilo que é o exercício da transformação e adaptação do Fundão aquilo que tem do que estar a criar agendas que no final do dia não acrescentam e podem criar divisionismos, até mais artificias, da comunidade do nosso concelho”.
Os festejos de Santa Luzia continuaram na freguesia do Castelejo. Com uma missa solene no Santuário de seu nome, a procissão e o cortejo que recria a chegada dos romeiros, realizados esta tarde.