A câmara do Fundão, através do museu arqueológico municipal José Alves Monteiro, vai associar-se às jornadas europeias de arqueologia, com a realização de uma semana aberta à participação nas escavações arqueológicas nas termas romanas da Quinta do Ervedal, em Castelo Novo. A iniciativa vai decorrer de 17 a 21 de Junho.
O programa de comemorações inclui a mostra “6000 anos de mãos na terra” que reúne uma seleção de peças representativas da longa diacronia de ocupação deste território e enquadradas entre o neocalcolítico (há 6000 anos) e a época moderna (século XVI) e poderá ser vista na casa do barro no Telhado.
Também nos dias 14 e 15 de Junho o museu arqueológico estará de portas abertas aos visitantes de forma gratuita.
As jornadas europeias de arqueologia são uma iniciativa anual que reúnem, num programa comum, diversos países da Europa, chamando a atenção do público para a multiplicidade e a diversidade dos patrimónios e das iniciativas. A acção procura sensibilizar os cidadãos para a riqueza e diversidade cultural da Europa, incentivar a valorização e a protecção do património arqueológico e a partilha de conhecimento.