A CDU do Fundão vem, em comunicado, saudar a deliberação tomada pela câmara do Fundão em instalar a central de transportes no edifício da auto transportes do Fundão.
Em comunicado a CDU refere que desde 2017 tem vindo a reivindicar a criação da central de transportes do Fundão” em localização central da cidade, próxima da CP e de fácil e cómodo acesso” como “solução alternativa à pretensão da câmara em instalar a central para lá da linha de caminho de ferro, cuja localização seria fortemente condicionada por barreiras e difíceis acessibilidades para os utentes”.
A força política acrescenta que ao longo deste processo tomou a iniciativa de “ouvir a disponibilidade da empresa e do presidente da câmara para encetar um processo negocial que viesse a criar as condições para um entendimento, mas ciente da necessidade de discrição para o sucesso da operação”.
A CDU sublinha que em todo este processo assumiu uma postura “discreta, mas persistente, insistindo sempre com o presidente da câmara nas reuniões realizadas no âmbito do estatuto do direito de oposição, bem como com as propostas apresentadas em sede de revisão do plano director municipal do Fundão”.
Para a CDU do Fundão “se os argumentos de ordenamento urbanístico foram importantes para fundamentar a solução proposta pela CDU, também o foram os antecedentes contratuais entre as partes” recordando que “o edifício da auto transportes foi construído em terrenos vendidos pelo município, com disposições contratuais vinculativas, constantes de escritura de 31 de julho de 1954, e que deveriam vir a ser respeitadas”.
A terminar este comunicado, a CDU do Fundão lança um apelo ao município “para que esclareça publicamente as condições de utilização da central e do seu regulamento de funcionamentos, incluindo as taxas a cobrar aos operadores de transportes. Com a total transparência que é devida na gestão dos interesses público muitas dúvidas e sobretudo críticas seriam evitadas e o sucesso desta solução estará garantido junto dos fundanenses”.