A CDU do Fundão vai solicitar esclarecimentos à câmara municipal sobre os projectos de energia eólica e solar que estão previstos para a união de freguesias de Vale de Prazeres e Mata da Rainha. A questão foi analisada no decurso de uma reunião entre aquela força política e o movimento cívico “Gardunha Sul”.
De acordo com a CDU, apesar de diversos pedidos de esclarecimento à junta de freguesia, “a autarquia nada explicou sobre os projetos, tanto de energia eólica como de energia solar, que aparentemente, estão em curso”, sublinhando que “o presidente da junta de freguesia prometeu uma reunião de esclarecimento ainda no mês de Janeiro, mas sem data marcada”.
A realização da sessão de esclarecimento “é o desejo expresso numa petição assinada por quase três centenas de habitantes da freguesia”, sustentando que “o papel das energias renováveis no aprovisionamento de energia deve ser valorizado como solução de presente e de futuro, não deixa de ser preocupante a disseminação de projetos, de larga escala, que apresentam impactos negativos para o ambiente, a vida das populações e a desvalorização de activos patrimoniais”.
De acordo com a CDU do Fundão “há um projeto para instalação de torres eólicas em Monte Leal, cujo contrato deverá ser assinado com a junta de freguesia. A empresa promotora é a Lightsource BP. A mesma empresa que tem projetado um parque solar de mais de 1000 hectares e que engloba áreas de três municípios: Fundão, Penamacor e Idanha-a-Nova. Um projecto a que foi recusada a declaração de Interesse Nacional. Mas mais não se sabe”.
Em comunicado, a CDU do Fundão afirma que partilha das preocupações do movimento cívico “Gardunha Sul” e vai por isso solicitar “informação detalhada à câmara municipal com o propósito de garantir total transparência e participação das populações”.