O município do Fundão já abriu as candidaturas para o apoio financeiro destinado aos produtores pecuários de ovinos e caprinos, no âmbito do “Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária”. O pedido deve ser feito até 31 de outubro de 2024.
Com este regulamento, a autarquia vai conceder comparticipações financeiras a fundo perdido aos titulares de explorações agropecuárias em regime de produção extensiva existentes no concelho do Fundão.
Os valores previstos são de até 15€ por animal e de 0,10€ por litro de leite produzido, sendo que os apoios abrangem a vertente da valorização da raça autóctone, prevendo, de acordo com o município, “um incremento efetivo e uma valorização permanente do efetivo” com animais dessas raças “para usufruir da comparticipação prevista”.
A ideia é apoiar a fixação e rejuvenescimento da força de trabalho, a sustentabilidade e atenuar o impacto negativo do aumento dos custos de exploração, incentivando simultaneamente a reintrodução de ovinos da raça Merino da Beira Baixa e caprinos da raça Charnequeira.
De acordo com o município, o regulamento de concessão de apoio financeiro integra-se numa estratégia conjugada com outro tipo de apoios e medidas, como é exemplo o protocolo assinado com a Associação de Produtores de Queijo do distrito de Castelo Branco, para a recolha dos leites produzidos na zona de paisagem protegida da serra da Gardunha.
Abertas até 31 de outubro, estão também as candidaturas ao apoio financeiro para despesas de sanidade animal obrigatória de bovinos, ovinos e caprinos.
É um apoio à manutenção da atividade pecuária, que prevê o suporte dos encargos com ações de profilaxia médica animal. A comparticipação é de 50% do custo da ação anual de controlo de saúde animal e vacinação obrigatória, com majoração de 20% para raças autóctones.
As candidaturas a ambos os apoios podem ser feitas no Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no edifício da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.