O Pavilhão Multiusos do Fundão vai ser palco de um festival de música especialmente orientado para os mais jovens. O “Fundão Cool Generation” acontece no próximo fim-de-semana, dias 8 e 9 de setembro, com sete artistas locais e nacionais.
Em conferência de imprensa, esta terça-feira, o vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, explica que esta “é uma geração que precisa de alguma dedicação do ponto de vista do que são as políticas da juventude, mas também da cultura e aquilo que são os gostos particulares dos mais jovens”.
Por isso, “na sequência do dia internacional da juventude, que foi um êxito do ponto de vista da adesão e do conceito que ali se desenvolveu”, procurou-se que “esse movimento pudesse ter uma sequência no conceito musical, num festival”.
Com o hip-hop, a dance music e o rock em destaque, o “Fundão Cool Generation” leva a palco Kappa Jotta e DJ Perez, mas também Beatoven, João Miguens, Ruben Sousa, Velut Luna e Triblia.
“Trata-se de um evento que valoriza muito os jovens artistas do Fundão, tem uma preocupação muito grande com os jovens da terra e da região. Temos dois artistas que são cartaz nacional e depois teremos um conjunto de jovens que têm as suas raízes no Fundão ou na região, em particular na Covilhã e também em Pinhel”, avançou Miguel Gavinhos aos jornalistas.
Para além da música, vai haver uma “food arena”, numa área adjacente ao recinto que pode ser usufruída pelos festivaleiros e pela população em geral. Para além da componente ecológica presente no evento, o município destaca ainda um balcão de venda exclusiva de bebidas não alcoólicas.
O “Fundão Cool Generation” é um evento cashless, um sistema inovador de pagamento para eventos que garante melhor experiência para participantes e organizadores, sem filas e sem dinheiro vivo.
O bilhete geral tem o custo de seis euros. Para o dia 8, sexta-feira, o preço é de cinco euros e para dia 9, sábado, quatro euros.
Miguel Gavinhos adianta que “a expectativa é responder aquilo que é uma programação que tem um padrão diferente do que é habitual nas programações culturais. O nosso grande objetivo é ir ao encontro das vontades dos mais jovens. É um festival aberto a todas as idades, mas queríamos responder, sem grande expetativa numerária, o objetivo é preencher aquilo que é uma vontade dos mais jovens no concelho do Fundão”.
O vice-presidente do município garante a continuidade deste evento, embora noutra data mais sugestiva, associando-o a outro tipo de iniciativas que façam parte da agenda dos jovens e que o município pretende afirmar.