A câmara do Fundão vai apresentar publicamente, no próximo dia 12 de Abril, o projecto de criação dos “clubes de impressão 3D”. A cerimónia, que decorre a partir das 10:00, contempla ainda a assinatura de protocolos entre o município, os agrupamentos de escolas do Fundão e Gardunha e Xisto e o externato capitão Santiago de Carvalho.
Em comunicado, o município afirma que “com a popularização das impressoras 3D como recurso educacional, é possível produzir inúmeros objectos, sendo possível concretizar os mais variados projectos dentro do espaço escolar como maquetes, miniaturas, mapas, objetos tridimensionais, robôs e tudo o que a imaginação permitir pode ser prototipado, estimulando estudantes e professores”.
De forma a fortalecer e envolver os alunos em actividades que envolvam os diferentes conteúdos curriculares, ao mesmo tempo que se desenvolve o pensamento crítico e o uso das tecnologias e da fabricação digital, o município decidiu avançar com a criação deste projecto piloto de forma a complementar o trabalho já iniciado com a academia de código júnior. A iniciativa vai ser implementada nos dois agrupamentos escolares e no externato com uma hora semanal nas turmas do segundo ciclo.