Este ano, as comemorações do aniversário da criação do concelho do Fundão vão transitar para o dia 10 de junho. A decisão tomada pelo executivo prende-se com as eleições europeias, marcadas para o dia do concelho que se assinala todos os anos a 9 de junho.
“Considerámos não fazer atividades que pudessem, dado o tempo eleitoral e pré-eleitoral, ser conotadas com alguma situação que a comissão nacional de eleições não considerasse adequada. E fazer uma sessão publica, com discursos públicos, com titulares de cargos públicos em dia de eleições, não seria conveniente”, justificou à RCB o edil fundanense, anunciando que os 277 anos do concelho serão comemorados um dia mais tarde, com a sessão solene na manhã do dia 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O momento vai contar com a habitual entrega de medalhas de bons serviços, medalha de mérito municipal, medalhas de prata e medalha de Ouro da Cidade, cuja intenção é atribuir ao jornal do Fundão. Mas a certeza só é dada a 31 de maio, em reunião do executivo.
Paulo Fernandes revela que já recebeu “várias propostas que tiveram uma avaliação prévia e serão agora votadas” no final do corrente mês, sendo que a medalha de Ouro carece de unanimidade e as medalhas de prata, maioria absoluta.
Em 2024, o concelho do Fundão assinala 277 anos desde a sua fundação, em 1747, por ordem de D. João V.