A câmara municipal do Fundão foi distinguida pelo programa europeu “Urbact” pela adopção de boas práticas em projectos nas áreas do artesanato, inovação e integração.
O programa “Urbact” distingue bienalmente as práticas urbanas mais inovadoras a nível europeu com o selo de boas práticas. Este ano o comité de monitorização recebeu este ano, 249 candidaturas, tendo atribuído a distinção a 116 práticas, das quais 23 foram atribuídas a Portugal, sendo o Fundão a única cidade portuguesa a obter três distinções.
O solo foi alcançado nos projectos de valorização e modernização do artesanato local através de tecnologias de manufactura digital; das iniciativas orientadas para a criação de um ecossistema favorável ao investimento e à inovação e ainda ao programa que pretende atrair mão-de-obra e apoiar a integração de cidadãos oriundos de países terceiros. “Um reconhecimento que reforça o papel do Fundão enquanto polo de inovação, inclusão e desenvolvimento económico sustentável” refere o município em comunicado.
De acordo com o presidente da câmara do Fundão, Paulo Fernandes, estas distinções “reforçam a aposta do Município do Fundão em práticas urbanas inteligentes, integradas e participativas, com impacto positivo na qualidade de vida dos cidadãos e na atractividade do território, reconhecendo o compromisso contínuo do município em desenvolver políticas urbanas inovadoras, que aliam a tradição local à inovação tecnológica e ao desenvolvimento inclusivo”.
As boas práticas agora reconhecidas vão ser apresentadas como casos de sucesso no festival de cidades “Urbact”, que vai decorrer em Wroclaw, na Polónia, entre os dias 8 e 10 de Abril de 2025. Um evento que pretende “proporcionar uma plataforma para que estas iniciativas sejam partilhadas com outras cidades europeias, incentivando a criação de parcerias e a replicação de práticas bem-sucedidas em contextos urbanos diversos”.