Um dos indicadores mais utilizados para medir a performance financeira dos municípios em Portugal, e por isso utilizado no seu anuário financeiro atual é o EBITDA, que consiste na análise do desempenho operacional e lucro, ainda antes de descontar os efeitos de juros, impostos, a perda de valor de ativos tangíveis (depreciação) e intangíveis (amortização). Ou seja, foca-se no lucro operacional de cada município naquele ano.
E existem dois municípios da região que estão entre os 50 melhores resultados em 2023, Fundão e Castelo Branco. Em sentido oposto, Manteigas, Oleiros e Belmonte estão entre aqueles com piores resultados.
O Fundão aparece como o 48º melhor resultado do país, com um lucro operacional de 9.48 milhões de euros, e Castelo Branco aparece logo de seguida com 9.36 milhões de euros positivos também.
Em sentido oposto, Manteigas aparece como o 26º pior caso do país neste ano de 2023, com 285 mil euros apenas, que após todas as deduções poderá cair em negativo, Oleiros aparece em 43º a contar de baixo com 664 mil euros e depois aparece ainda Belmonte em 45º com 681 mil euros.
De: Fernando Teixeira (RCB)














