O município do Fundão é um dos finalistas aos prémios “New European Bauhaus 2023”, promovidos pela Comissão Europeia, com o projecto “Casas e Lugares do Sentir – Craft Lab”, desenvolvido através da rede de lugares do sentir do Fab Lab Aldeias do Xisto, em colaboração com o centro de formação profissional para o artesanato e património.
O projecto pretende fomentar a utilização de tecnologias de fabricação digital e dos processos do design como ferramentas de apoio e valorização da produção artesanal, bem como trazer inovação para os ofícios antigos e adaptar os seus objectos ao mundo actual, refere o município em comunicado.
Entre mais de 1450 candidaturas recebidas, o projeto “casas e lugares do sentir – Craft Lab” está entre os 61 finalistas selecionados, tendo sido reconhecido “pela sua qualidade e contribuição” para os valores do New European Bauhaus “após uma avaliação levada a cabo por peritos independentes”.
O prazo de votação dos projectos finalistas pode ser feito online até ao próximo dia 24 de Maio. Os vencedores vão receber o prémio numa cerimónia organizada pela Comissão Europeia, que vai decorrer em Bruxelas, nos dias 21 e 22 de Junho de 2023.
O projecto “Casas e Lugares do Sentir” engloba a casa do Bombo (Lavacolhos), casa da poesia Eugénio de Andrade (Póvoa de Atalaia), casa das memórias António Guterres (Donas), casa das Tecedeiras (Janeiro de Cima), casa da romaria de Santa Luzia (Castelejo), casa da Cereja (Alcongosta), casa do Barro (Telhado), casa do folclore Ilda Valentim (Silvares), casa do Mel (Bogas de Cima), casa dos Ofícios (Souto da Casa), casa da Pastorícia (Salgueiro) e a casa do Queijo (Orca).