O projeto “Escola Alfa”, promovido pelo Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão (CACFF), é finalista do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro 2024. Os vencedores são conhecidos esta quinta-feira em Coimbra.
Desenvolvida no concelho do Fundão, a “Escola Alfa” destaca-se como iniciativa exemplar na promoção do envelhecimento ativo, contribuindo para o combate ao isolamento social e para a capacitação dos seniores através de programas educativos e culturais. O projeto está entre os finalistas na categoria Vida+.
Além do Fundão, outros projetos desenvolvidos na Beira Interior fazem parte da lista de finalistas. É o caso do “AtivAgingHome”, da Associação de Promoção, Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres; e do projeto “Em idade maior”, da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda, ambas na categoria Saúde+.
Ao todo, o Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro recebeu 149 candidaturas, submetidas por 111 entidades de 56 municípios. Os 12 finalistas são convidados a apresentar os seus projetos no 11º Congresso de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que decorre esta quinta-feira em Coimbra.
Os vencedores são anunciados esta tarde, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture, antes da sessão de encerramento.