O presidente da câmara do Fundão assinou um protocolo com a prefeitura de Florianópolis tendo em vista a transferência de boas práticas na área da transformação digital. O acordo foi celebrado durante a deslocação que Paulo Fernandes efectuou na última semana ao Brasil.
Em comunicado o município refere que este protocolo tem por objectivo “incentivar a colaboração entre os ecossistemas de inovação das duas entidades, promover o intercâmbio e a reciprocidade entre empresas e startups no acesso às valências dos ecossistemas de inovação; fomentar a rede FabLab luso-brasileira, com o objetivo de integrar a rede internacional de FabLabs e desenvolver programas para a formação e captação de talentos na comunidade, à semelhança do que sucede com as iniciativas academia de código e a Floripa mais tec”.
No âmbito deste acordo está ainda previsto o desenvolvimento de uma plataforma de Marketplace para as empresas dos ecossistemas do Fundão e Florianópolis assim como criar projetos e espaços de colaboração no sector Agro-Smart e desenvolver instrumentos para a recuperação do património associado ao desenvolvimento do turismo e de acções de promoção do destino turístico inteligente.
À margem da assinatura do protocolo, o presidente da autarquia fundanense visitou ainda o ecossistema de games e jogos digitais Catarinense, estando o município a equacionar a presença na próxima edição do Stun Game Festival, a ter lugar entre os dias 18 e 20 de Agosto.
De acordo com Paulo Fernandes “esta é uma área em que o concelho do Fundão se pode posicionar, aproveitando e aprendendo com o robusto ecossistema criativo de Florianópolis, assente num atractivo mercado de trabalho, em incentivos públicos estratégicos e na oferta formativa especializada. Este é um caminho que vemos com optimismo, até porque, actualmente, o mercado mundial de jogos já ultrapassa o da música, cinema e televisão juntos”.