Em junho, o valor mediano com que os bancos avaliaram as casas em Portugal atingiu um novo recorde, de 1.518 euros por metro quadrado (m2), mais oito euros do que em maio, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Expresso analisou os números e Fundão, Castelo Branco e Guarda estão nos concelhos com as casas mais baratas.
Este estudo está atualizado com a realidade de junho no nosso país e coloca Lisboa e Fundão em polos opostos. Lisboa tem casas mais caras do país, apontando um valor de 3.708 euros por cada metro quadrado, seguida de Cascais (com quase menos 1.000 euros por metro quadrado) e Oeiras. Apenas depois surge a zona do Algarve com Lagos e Loulé (2.571 e 2.481 euros por metro quadrado respetivamente). O Porto aparece em sexto lugar, seguido de mais dois concelhos algarvios, Albufeira e Tavira. Seguem-se novamente mais dois concelhos da zona de Lisboa: Odivelas e Loures.
Em sentido oposto, o Fundão é neste momento o concelho do país com as casas mais baratas, indicando um valor de 752 euros por metro quadrado. Seguem-se Anadia, Mangualde, Elvas, Lousã e Portalegre. O sétimo concelho mais barato do país é Castelo Branco, com 832 euros por metro quadrado e o nono é a Guarda, com 855 euros por metro quadrado.