Este fórum, integrado na visão de longo prazo que a Comissão Europeia estabeleceu em 2021 para as Áreas Rurais da União Europeia, pretende promover atividades de troca de conhecimento e cooperação, funcionando como um espaço aberto onde instituições e partes interessadas se possam encontrar, discutir e moldar ações para a inovação impulsionada por startups em áreas rurais.
Esta visão identifica várias áreas de ação para áreas e comunidades rurais mais fortes, mais conectadas, mais resilientes e mais prósperas até 2040.
A Startup Village é uma comunidade que promove a inovação e o empreendedorismo com vista a concretizar o potencial de desenvolvimento das áreas rurais, potenciando todas as condições para o surgimento de ecossistemas empreendedores e inovadores nos territórios rurais.
O evento contou com a presença de três Comissários Europeus e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, reforçando, assim, o compromisso político da União Europeia relativamente a esta visão para os territórios rurais europeus, conclui o município do Fundão, em comunicado.