O município do Fundão esteve em destaque no curso de capacitação Ibermuseus 2024, organização de referência da museologia internacional, através da participação do diretor do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro enquanto palestrante.
A presença do município fundanense e do diretor Pedro Salvado versou “O Projeto Memórias da Travessia, as raízes da chegada na Casa das Memórias António Guterres, porto de abrigo e mobilidades”.
A comunicação fez uma abordagem na ligação e algumas práticas do tecido museológico concelhio como espaços de memória, identidade e promotores de valores como a solidariedade e a paz entre os povos.
Outros temas discutidos foram os desafios, as dificuldades e as boas práticas no trabalho dos museus pela paz, com foco em ações sem causar danos, no combate ao racismo, na reparação histórica e na descolonização.
Recorde-se que, em 2020, o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro foi um dos 20 premiados pela 11ª edição do Prémio Ibermuseus de Educação com o projeto “Memórias da Travessia”.
O curso de capacitação Ibermuseus 2024 decorreu entre 1 e 3 de outubro, com o objetivo de refletir e dialogar, a partir do tema “Viagem pelas museologias para a paz”.