A região do Fundão é a convidada da 40ª edição da “Ovibeja”. O certame vai decorrer de 30 de Abril a 5 de Maio. O concelho vai marcar presença na iniciativa com dois stands; um no pavilhão institucional e outro no pavilhão de inovação e tecnologia.
Na edição deste ano a “Ovibeja” elegeu o associativismo como tema principal e logo no dia de abertura vai decorrer o II colóquio nacional do pastoreio extensivo, onde vão intervir responsáveis de vários centros de competências, associações, agrupamentos de produtores e federações, assim como da câmara municipal do Fundão, a região convidada este ano.
Para dia 3 de Maio está agendado um painel dedicado à temática da integração de migrantes no baixo Alentejo e onde o centro para as migrações do Fundão e a política de integração da autarquia fundanense vai estar em destaque com a participação de Filipa Batista, responsável daquela estrutura. O dia seguinte é dedicado à região convidada, com a realização de uma palestra no pavilhão de inovação e tecnologia e onde vai ser feita a apresentação do projecto
“Agrotech” por Pedro Neto, vereador na autarquia fundanense. Durante a tarde são realizadas demonstrações de soluções tecnológicas testadas no âmbito do centro “Agrotech” do Fundão.
Em comunicado, a autarquia fundanense refere que “a participação e o destaque da região do Fundão na Ovibeja reitera a estratégia da autarquia na promoção e adoção de tecnologias de vanguarda e práticas agrícolas inteligentes que respondam aos desafios contemporâneos do sector agrícola, como as alterações climáticas, a necessidade de aumento da produtividade e a sustentabilidade ambiental”.