A câmara municipal do Fundão vai entregar, no próximo dia 22 de Setembro, a medalha de mérito cultural a Hugues de Varines. A cerimónia coincide com a abertura das instalações do centro de estudos do território, mobilidade e património e conta com a presença do ministro da cultura, Pedro Adão e Silva.
O centro, que vai funcionar nas instalações do antigo solar Vaz de Carvalho, na rua da Cale, foi criado pelo município do Fundão depois da doação à cidade do acervo bibliográfico e documental de Hugues de Varine, grande conhecedor da Cova da Beira, considerado o “pai” da eco museologia e sobretudo “pessoa inspiradora e socialmente comprometida com o desenvolvimento cultural e sustentável”, refere o município em comunicado.
A estrutura tem como base de trabalho a cooperação intermunicipal e internacional nos domínios do património, da museologia, das mobilidades e do desenvolvimento local e cultural ao serviço do desenvolvimento sustentável.
De acordo com o presidente da câmara municipal do Fundão, “este é o momento ideal para que o centro comece a laborar em pleno nos seus três eixos orientadores, como são o território, as mobilidades e o património, sempre perspetivando e orientando-se pelos princípios da inovação social”. Paulo Fernandes acrescenta que esta estrutura pretende ainda “ultrapassar as respostas tradicionais aos problemas que decorrem das mudanças sociais, económicas e culturais, e contribuindo com novas e diversas estratégias e recursos, não descurando o envolvimento decisivo da sociedade civil”.
A data escolhida pretende assinalar as jornadas europeias do património e vai também ser aproveitada para criar a rede de museus da Cova da Beira, que pretende “desenhar estratégias comuns nos domínios da museologia e da promoção do património entre os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor”.